• Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato
quinta-feira, 13 novembro, 2025
  • Conecte-se
Som de Papo
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • O Programa
  • Quem Somos
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Som de Papo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

A repetência e o Sistema Educacional Brasileiro

admin por admin
19 setembro , 2019
em Destaques, Educação, Últimas Notícias
0

Por Wanderley Ribeiro

Nesta semana trataremos do sistema educacional brasileiro. Para início deste texto, perguntaremos como o destacado professor Dermeval Saviani em seu já clássico “Sistema Educacional Brasileiro”, publicação da Autores Associados, São Paulo, 1987: “Existe sistema educacional, no Brasil”?
Tal pergunta, para muitos pode parecer absurda, afinal, o que é isso que nós temos formado, por exemplo, por escolas, legislações, recursos humanos que trabalham na instituição, os que a frequentam, a fim de se apropriar do saber formal passado de geração a geração etc. etc?
Pois bem, segundo Saviani, em sua Obra acima referida. Não existe sistema educacional, no Brasil.
O mestre paulista chega a esta conclusão desse modo. 1) parte da definição de sistema, que pode ser assim colocada: “É um conjunto de elementos formais ou materiais, onde esses elementos são interdependentes, de modo a formar um todo organizado”; 2) reflete sobre a definição de sistema e os graves problemas educacionais brasileiros, como, por exemplo, repetência, evasão, analfabetismo, formação de professores, dentre outros; 3) conclui, então, que, se sistema é esse “[…] todo organizado” e cujos “[…] elementos são interdependentes […]”, então, diante de nossa carência notória – altas taxas de repetência e analfabetismo, professores sem a devida qualificação etc. etc. –, não há sistema educacional, no Brasil.
À parte a conclusão enfática do eminente Saviani, prefiro afirmar que existe sim sistema educacional, no Brasil, porém com graves problemas, entraves, que precisam ser urgentemente solucionados para o bem da Nação e do seu povo.
Um desses graves problemas que merece especial destaque é a questão da repetência.
Durante muitos anos, no Brasil, pensava-se que o grande problema educacional brasileiro era de evasão e não de repetência. Explico: o ato de evadir — que o saudoso Paulo Freire dizia ser, na verdade, uma “Expulsão escolar” e não “evasão escolar” — acontece quando o estudante abandona a escola. E, a abandonava, por uma série de fatores, como ajudar os pais na colheita e semeadura, na zona rural. Acontece que, muitas vezes, esse estudante que abandonou a escola por se ver na iminência da reprovação, ano seguinte volta a se matricular, e, como não foi aprovado, é matriculado na mesma série. Ou seja, ele não é evadido, mas reprovado.
Desse modo, interpretando erradamente a estatística, chegava-se à conclusão que o aluno abandonou a escola porque, por exemplo, situava-se longe de sua residência. Então, vamos construir mais escolas, pois se a escola fosse próximo à sua casa, ele não a abandonaria.
O saudoso Sérgio Costa Ribeiro juntamente com Ruben Klein, ainda na década de 90, chegaram à conclusão que o maior problema do sistema educacional brasileiro era de repetência e não de evasão. Que a escola era (?) ineficiente e geradora do fracasso escolar. Que 95% do território nacional já está coberto por escolas e que não haveria necessidade de construir nos 5% restantes, dada a questão da miséria do nosso povo, pois não teria estudantes.
Desse modo, fica claro que temos graves problemas no nosso sistema educacional e que temos de enfrentá-los urgentemente, sob pena de não inserir nossas crianças e jovens nesse mercado de trabalho altamente seletivo, de não deixarmos de ser país rico de povo pobre e dependente, e, mais ainda, de não proporcionar cidadania aos nossos habitantes.

Referências
BARRETO, Camila. Consequências da repetência escolar. Disponível em: https://blog.forleven.com/2018/12/03/consequencias-da-repetencia-escolar/. Acesso em 16 set. 2019.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Educacional Brasileiro. São Paulo: Autores Associados, 1987.

admin

admin

POSTS RELACIONADOS

New Kids on The Block
Destaques

New Kids on The Block

13 novembro , 2025
Explorando o Mundo do Naturismo: Ingressando e se Adaptando
Destaques

Explorando o Mundo do Naturismo: Ingressando e se Adaptando

13 novembro , 2025
Carros Elétricos: São realmente sustentáveis?
Destaques

Carros Elétricos: São realmente sustentáveis?

13 novembro , 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

CATEGORIAS

  • Alimentação Saudável
  • Ansiedade
  • Arquitetura
  • Arte e Literatura
  • Asé
  • Autoconhecimento
  • Bastidores
  • Bem Estar & Comportamento
  • Cidadania
  • Cinema
  • Coaching
  • Comportamento Humano
  • Controladoria
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração
  • Decoração e Paisagismo
  • Desenvolvimento Humano
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Encontro com Self
  • Encontro com Selfie
  • Entrevistas
  • Esporte & Bem Estar
  • Esportes
  • Estética
  • Eventos
  • Família & Sucessões
  • Familia e Sucessões
  • Finanças
  • Fisioterapia
  • Fitness
  • Fonoaudiologia
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Tempo
  • Gestão do Tempo
  • Gestão Financeira
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Liderança
  • Literatura
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Megastral
  • Meio Ambiente
  • Mentoria
  • Mercado de trabalho
  • Mercado de Trabalho
  • Moda
  • Moda de Rua
  • Moda e Estilo
  • Moda e Estilo
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Negócios
  • Neurociência
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Programa
  • Paisagismo
  • Personalidades
  • Pesca
  • Pet
  • Pet
  • Plus Size
  • Poemas e Poesias
  • Positividade
  • Psicologia
  • Qualidade de vida
  • Redes Sociais
  • Religiosidade
  • Reprocessamento de Emoções
  • Reprogramação Emocional
  • Reprogramação Mental
  • Responsabilidade Social
  • Saúde
  • Saúde
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapias
  • Transformação Vital
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Arquitetura
  • Arte e Literatura
  • Assessoria de Bandas
  • Bastidores
  • Cidadania
  • Cinema
  • Coaching
  • Cultura
  • Dança & Teatro
  • Decoração e Paisagismo
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Emprego
  • Entrevistas
  • Esportes
  • Mercado de Trabalho
  • Empreendedorismo
  • Estética
  • Estilo de Vida
  • Eventos
  • Fitness
  • Fotos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Tempo
  • Hipnoterapia
  • História
  • Inclusão Social
  • Inglês
  • LGBTQIA+
  • Literatura
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Mediunidade
  • Megastral
  • Mercado de trabalho
  • Moda
  • Mulher
  • Música
  • Naturismo
  • Neurociência
  • Notícias
  • Nutrição
  • O Programa
  • Personalidades
  • Pesca
  • Plus Size
  • Poemas e Poesias
  • Positividade
  • Previdência Social
  • Redes Sociais
  • Saúde
  • Sexologia
  • Sextou Músical
  • Sustentabilidade
  • TBT
  • Teatro
  • Tecnologia
  • Terapias
  • Turismo
  • Últimas Notícias
  • Vagas de Emprego
  • Variedades
  • Vídeos
  • Paisagismo
  • Pet
  • Saúde
  • Viagem

© 2024 Som de Papo - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Adicionar nova lista de reprodução

Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.