segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Home Office e Híbrido: o fenômeno que atingiu o Mercado de Trabalho

Home Office e Híbrido: o fenômeno que atingiu o Mercado de Trabalho

Por: Andréa Alvarenga
Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora

Durante a Pandemia Covid-19, o mercado de trabalho viveu um fenômeno de transformação, o que pode ter mudado o modo de pensar das empresas de forma definitiva, e atualmente, muito se discute a permanência e abrangência dessas modalidades de Trabalho: Home Office e Híbrido, além claro, da majoritária forma tradicional, a Presencial.
Para entender melhor, vejamos as diferenças entre elas:
 Presencial
É o mais antigo e dominante nas empresas antes e pós pandemia da Covid-19. Nessa configuração, o profissional comparece ao ambiente físico de trabalho todos os dias de expediente e cumpre a jornada de trabalho estabelecida.
 Remoto
O trabalho remoto, ou home office, é feito à distância e o profissional pode cumprir sua jornada em casa ou outro lugar qualquer. Esta foi a forma mais usada em momentos críticos da pandemia.
 Híbrido
O trabalho híbrido une a possibilidade de se trabalhar dentro e fora da empresa e permite que o profissional alterne os dias de trabalho remoto e presencial, tendo hoje, forte aceitação por líderes e equipes.
Viu só que interessante? Essa mudança teve suas vantagens e desvantagens, afinal, trabalhar presencial custa tempo em percurso, custos diversos, mas garante interação e supervisões diretas; e na modalidade Home office, possibilita fazer seu horário de trabalho também ser produtivo, mas muitos não conseguem separar o trabalho com os deveres de casa e cuidados com família, ou procrastinam. O sistema híbrido foi muito aceito, e hoje é considerado uma tendência, a ser utilizada por muitas empresas e pessoas que conseguem conciliar saudavelmente e ainda garantir a produtividade e os melhores resultados. Prova disso, está nas divulgações de muitas vagas de emprego, que incluem o trabalho híbrido em suas jornadas, com objetivo de otimizar tempo, resultados e custos.
Vamos ao que muito nos interessa nesta Coluna, conhecer quais as profissões que mais se adequam a estes sistemas home office e híbrido, e que estão em alta, mesmo pós Pandemia:
o Analista de Sistema, identificando as necessidades de TI da empresa e apresentando soluções em sistemas.
o Coach, com foco em ajudar a alcançar metas através de treinamentos.
o Consultores, pautando suas atividades na orientação especializada.
o Contadores, inseridos no controle e gestão da vida financeira da empresa.
o Desenvolvedor de Softwares e aplicativos, programando sistemas por meio da escrita de códigos digitais, produzidos para rodar em computadores, celulares e outros dispositivos.
o Designer gráfico, desenvolvendo criativamente logotipos, marcas, embalagens, tudo que for relacionado à comunicação visual de produtos e serviços.
o Editores de Vídeos, aprimorando produtos audiovisuais, como propagandas, anúncios e vídeos institucionais.
o Gestor de Redes Sociais, realizando a manutenção das redes sociais, criando e publicando conteúdo para aumentar o engajamento.
o Gestor de Tráfego, planejando estratégias para atração de clientes por meio de links publicitários ou informativos.
o Infoprodutor, criando conteúdos especializados e os hospedando em plataformas de cursos digitais.
o Jornalista, fazendo pesquisas, redigindo artigos e textos e, em alguns casos, gravando conteúdo em casa.
o Professores tanto de Ensino Médio quanto de Universidades. Veja inclusive, o quanto cresceu a oferta da modalidade de ensino EaD.
o Recursos Humanos, com as ferramentas ideais, nos processos seletivos, treinamentos, relatórios gerais, cartões de ponto etc.
o Tradutor, usando seus conhecimentos em idiomas estrangeiros para tradução de textos e materiais audiovisuais.
Observe que as pessoas se adaptaram diante deste fenômeno, por tornar-se imperativo uma solução prática com intuito de não parar as empresas e/ou perderem seus empregos, tornando o caos ainda pior do que já foi. E estas adaptações só evidenciaram o quanto podemos amadurecer novas possibilidades de unir trabalho e qualidade de vida.
Se você está entre estes profissionais e/ou outros que aqui não foram citados, e se interessa por estas novas formas de trabalho, siga em frente, porque as portas estão abertas e não há previsão de mudar este contexto. Sucesso!!

“Quando o trabalho se torna paixão e a dedicação se torna propósito, o sucesso é a recompensa natural. ”

Referências texto e imagem:
https://www.qulture.rocks/blog/presencial-hibrido-ou-remoto?
https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/encontrando-emprego/profissoes-home-office
https://portal.fgv.br/noticias/trabalho-pos-pandemia-sera-combinacao-entre-modelo-fisico-e-virtual-revela-estudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...