Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Texto adequado para
maiores de 18 anos
Quando entramos na fase dos “entas”, um novo universo se apresenta para nós. Há um novo contexto, uma nova formatação em nossa vida. Uma série de circunstâncias se apresentam e nos convocam sem alternativas, para vivenciarmos uma nova era, uma nova etapa. No dia 01 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Idoso. E hoje, escolhemos falar sobre ele e por ele. porém com uma abordagem mais sensibilizada e muito reflexiva. Trata-se de duas situações que invadem o universo de um idoso, sem pedir a ele, licença. Estamos a falar das duas estruturas, que requerem de todos nós, atenção, carinho e dedicação, elas são: a Doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer.
Não iremos aqui detalhar a trajetória, nem as formas do desenvolvimento de ambas, pois não temos habilitação profissional para esse contexto. Mas iremos sim, discorrer um pouco sobre os efeitos dessas doenças, na estrutura psicológica, de quem foi acometido e dos seus familiares.
O Parkinson e o Alzheimer, são processos que se manifestam prioritariamente, no ato de Envelhecer. Mas, existem casos que cada vez mais, vem se apresentando em jovens (Parkinson juvenil) ou em adultos jovens (Alzheimer precoce), o desenvolvimento dessas doenças. Esse é um dado muito importante e serve de alerta, para todos.
OS EFEITOS PSICOLÓGICOS
Entre esses Efeitos estão: a Depressão; a Ansiedade; as Mudanças do Humor; a Apatia, dentre outros. Esses efeitos surgem e se desenvolvem em virtude do agravamento das atividades cerebrais. E como esses processos se apresentam?
1.No Parkinson , é muito comum a influência da Depressão e da Ansiedade, por conta do avançar das manifestações, chegando em algumas situações, a requerer o uso de medicamentos antidepressivo. A desmotivação e o desinteresse pelas atividades, A irritabilidade, a impulsividade e a demência também podem ocorrer, por conta da falta de concentração e lentidão dos movimentos.
2) No Alzheimer, a confusão mental e a desorientação no tempo e no espaço, são figuras presentes e atuantes. A dificuldade de memorização e da concentração, é uma realidade angustiante. Podendo ocorrer também, sintomas de delírios e alucinações.
Pois é meus amigos, por tudo o que colocamos nesta matéria, sobre a Doença de Parkinson e do Mal de Alzheimer, serve de alerta para todos nós, pois essa condição vai requerer o uso da Paciência, da Empatia e da Amorosidade. Isso porque, não sabemos o que ocorrerá conosco quando os “entas” chegarem. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Esse texto é uma singela homenagem e dedicado a dois queridos amigos que fazem parte desse universo, o R. e a A. Dois companheiros das lutas idealistas, que defendemos com muita garra e precisão.
Referências Texto:
www.eurofarma.com.br
www.rubenscury.com.br
Imagem:www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.



