segunda-feira, julho 4, 2022
Home Destaques Quais os cuidados que devo ter com o meu pet?

Quais os cuidados que devo ter com o meu pet?

Por: Ana Karoline

 

Olá caros leitores.

Na coluna Pet de hoje, o assunto é:

Quais os cuidados que devo ter com o meu pet?

Adquirir um pet é uma experiência indescritível e um amor sem tamanho, mas quais cuidados eu devo ter quando eu adquiro um animal, seja ele um cachorro ou um gato?

Primeiramente deve se procurar um atendimento veterinário para uma avaliação completa e iniciar o protocolo vacinal que tem fundamental importância, pois previne os pets de doenças infecciosas e virais.

Nos cães o calendário vacinal inicia a partir dos 45 dias de vida e já nos gatos inicia-se a partir dos 60 dias de vida.

A alimentação dos pets deve sempre ser da linhagem super premium ou premium, de preferência acostumar o pet a comer somente ração e toda troca de ração deve ser orientada por um veterinário. É importante oferecer somente água limpa e filtrada. A higienização dos potes deve ser feita diariamente com sabão neutro e água corrente.

A vermifugação é administrada em filhotes mensalmente até completar 6 meses de vida e após esse período é feito um intervalo de 3 a 6 meses dependendo da rotina de passeios do pet.

Os ectoparasitas (pulgas e carrapatos) devem ser administrados assim que o pet começar a passear na rua. Converse sempre com seu veterinário a respeito do melhor remédio de proteção a ser utilizado.

Os banhos no petshop só devem iniciar após o animal ter tomado a vacina contra raiva que é aplicada a partir dos 4 meses de idade. Enquanto isso, esse cuidado deve ser realizado em casa com shampoo a seco ou lenço umedecido (sem álcool). Os Cuidado com área dos olhos e limpeza dos ouvidos devem ser realizados pelo menos 1 a 2 vezes na semana e com produto indicado pelo veterinário. A Escovação dos pelos deve ser feita diariamente evitando que os pelos embolem e excepcionalmente para felinos evitando vômitos com bolas de pelo. E a escovação dos dentes deve ocorrer conforme orientação do médico veterinário.

Os passeios não são recomendados antes da administração da vacina antirrábica, mas caso aconteça o pet deve estar sempre no colo do tutor e não ter contato com outros animais desconhecidos.

A limpeza da caixa de areia dos gatos deve ser feita diariamente utilizando uma pazinha própria a qual permite separar a parte suja da areia limpa. Retirando as fezes e os torrões formados pela urina, descartando no lixo e repondo mais areia. É preciso trocar toda a areia pelo menos uma vez por semana. Lave bem a caixa com água e detergente neutro. Tente não usar produtos com cheiro mais forte, pois o gatinho pode não gostar.

Então esses foram alguns cuidados que se deve ter com os pets principalmente os filhotes. Aproveite e curta bastante o seu filho de 4 patas, cuide dele com muito amor e conte sempre comigo.

Continuem atentos para mais dicas e informações sobre o mundo dos pets.

Beijos da Médica veterinária Ana Karoline Carvalho

Instagram: @anakaroline.vet

 

Imagem: Pessoal com o meu cachorro CLARK de 1 ano e 3 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Maria Quitéria: heroína de guerra

Por Viviane Vidmar Maria Quitéria (1792-1853) foi uma heroína da guerra pela independência do Brasil. Vestida de soldado alistou-se no batalhão de “Voluntários do Príncipe...

A causa animal: uma responsabilidade de todos

Por Omar Silva   Cuidar dos animais em situação de vulnerabilidade, bem como dos que estão dentro de famílias carentes, também é um tema de saúde...

Quem vai golear mais neste fim de semana?

Por Fernando Francisco Neste final de semana temos mais uma rodada do Campeonato Brasileiro e vamos ver se o Palmeiras se mantém com seu ritmo...

Vamos falar de Portugal?

Por Cristiano Ruggeri Meus amigos leitores, vamos falar hoje da Europa que é admirada por todos e Claro começando por Portugal. E vamos falar um pouco...